Quase 50 mil famílias que têm direito ao desconto de até 65% na conta de luz mas somente 12 mil aproveitam o favor no DF. Os dados são da CEB Distribuição, empresa que gerencia o fornecimento de energia elétrica na capital.

CEB oferece parcelamento de dívidas em até 12 vezes; veja porquê negociar
O desconto faz segmento do programa tarifa social. De congraçamento com a companhia, o favor é facultado para:
Consumidores inscritos no Cadastro Único do governo federalista para programas sociais (CadÚnico), que tenham renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
Consumidores que recebam o Favor de Prestação Continuada (BPC);
Família inscrita no CadÚnico, com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença tal qual tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam de robustez elétrica.

Quem satisfazer os requisitos pode se credenciar para o desconto no site. Os abatimentos são concedidos de congraçamento com o consumo.

Para imóveis que consomem de 0 a 30 kWh/mês, o desconto é de 65%;
Para imóveis que consomem entre 31 até 100 kWh/mês, o desconto é de 40%;
Para imóveis que consomem entre 101 até 220 kWh/mês, o desconto é de 10%.

A tarifa social é um programa do governo federalista, criado em 2010. Além da conta mais barata para famílias de baixa renda, povos quilombolas e indígenas também têm direito a descontos, que variam de 10% a 100%, de congraçamento com a tira de consumo.

Porquê se cadastrar
Não há prazo para o cadastro. Os interessados precisam apresentar CPF, documento de identificação e o Número de Identificação Social (NIS). Nos casos de famílias com pacientes que necessitem de equipamentos dependentes de robustez elétrica, é necessário apender um laudo médico.
O cadastro deve ser feito por quem tem o NIS, mesmo que não seja o titular da conta de robustez elétrica. Os dados são analisados pela empresa e pela Escritório Vernáculo de Robustez Elétrica (Aneel). Caso o direito seja confirmado, o consumidor é cadastrado no favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.