Operação Inverno acolhe pessoas em situação de rua em Rio Claro

A Operação Inverno, iniciada no final do mês passado em Rio Claro (SP), será intensificada a partir desta quarta-feira (28) até domingo (1º). Entre as novidades, o acolhimento será estendido aos animais de estimação dos moradores de rua.

As pessoas atendidas farão testes e tomarão a vacina da Covid-19. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) iniciarão a busca ativa uma hora mais cedo, às 17h, com atendimento mantido até as 22h.

Acolhimento
No total, o município disponibiliza 50 vagas para alojar moradores de rua na Operação Inverno deste ano. Dessas, 30 são na casa de passagem e 20 no Centro Dia, para onde a Secretaria Municipal de Esportes está encaminhando por volta de 20 colchões.

Nas duas unidades de acolhimento os atendidos recebem jantar, café da manhã, troca de roupa e podem tomar banho. Quando as pessoas não querem ir aos pontos de acolhimento, a equipe do Desenvolvimento Social oferece cobertor, lanche e chocolate quente.

No Centro Dia também serão instaladas as casinhas para animais dos moradores de rua. Os abrigos dos animais estão sendo providenciados pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ONG Anjos de Focinho e a União de Amigos (Udam) colabora.

Doações
As pessoas podem ajudar fazendo doações de roupas, principalmente moletons e roupas íntimas para adultos.

A campanha do agasalho está sendo realizada pelo Fundo Social de Solidariedade. As doações são recebidas no paço municipal em horário comercial ou no barracão do Fundo Social da Rua 1-B das 8h às 12h.

A Operação Inverno de Rio Claro está programada para terminar em 31 de agosto, mas pode ser prolongada se houver necessidade.