Operação integrada autua 79 veículos e fiscaliza denúncias de aglomeração em Sorocaba

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar realizaram operação integrada em Sorocaba para coibir “pancadões” e aglomerações, na noite de sexta-feira (3).

As ações prosseguiram até a madrugada deste sábado (3) e houve a autuação de 79 veículos irregulares, dos quais dois acabaram recolhidos. Nove estabelecimentos foram averiguados depois de denúncias, sendo que cinco deles tiveram que fechar suas atividades.

A operação mobilizou 10 GCMs, sete PMs, além de agentes do setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura e da Vigilância Sanitária (Visa) Municipal, como forma de garantir a segurança pública e minimizar os riscos de contágio durante a pandemia da Covid-19.

A ação contra “pancadões” ocorreu a partir das 19h, em áreas públicas no Jardim Paineiras, Parque Vitória Régia, Vila Helena e Jardim Leocádia, em pontos onde costuma ocorrer concentração de jovens. Onze veículos foram vistoriados e 19 pessoas abordadas e orientadas.

A investigação em estabelecimentos ocorreu em localidades nos bairros Jardim Capitão, Parque Vitória Régia, Jardim Santa Rosália e Parque São Bento, os quais estavam todos fechados. Porém, outros quatro estabelecimentos, nos bairros Vila Haro, Centro, Jardim São Lourenzo e Vila Barão, foram notificados. Outro, no Jardim Piazza Di Roma, recebeu multas da Visa e da equipe de Fiscalização de Posturas.

Durante o último plantão noturno, por volta das 3h15 deste sábado, a GCM ainda atendeu a uma ocorrência de perturbação do sossego, para averiguação em um posto de combustíveis na região central de Sorocaba, das quais responsável pelo estabelecimento foi orientado.

A GCM ainda realizou patrulhamento preventivo em próprios municipais, como unidades de saúde e de ensino, de maneira a garantir a segurança da comunidade e do patrimônio público. Além do fone 153 da GCM, a população também pode acionar o fone 190, da PM, para fornecer informações que colaborem no trabalho das autoridades, sobretudo para coibir aglomerações.