Nvidia anuncia término de otimizações em drivers de placas de vídeo para Windows 7, 8 e 8.1

A fabricante de chips gráficos Nvidia publicou um documento de suporte técnico informando que vai deixar de incluir otimizações em seu driver de vídeo GeForce Game Ready para Windows 7, 8 e 8.1.

A última versão do driver otimizado para estas versões do Windows deve ser lançada em agosto de 2021. O driver lançado em outubro já será restrito para o Windows 10, conforme o documento.

Depois de estas datas, os drivers só serão atualizados para corrigir problemas graves de segurança. Estas atualizações críticas continuarão sendo disponibilizadas até setembro de 2024.

O driver de vídeo é usado pelo sistema operacional para se comunicar de forma eficiente com o chip gráfico. Um driver desatualizado não conta com as otimizações mais recentes e normalmente tem desempenho menor em certos jogos e aplicativos.

No pior dos casos, um driver desatualizado pode ser totalmente incompatível com certas aplicações, como editores de vídeo.

As correções de bugs que não tiverem ligação com segurança também não serão mais disponibilizadas para Windows 7, 8 e 8.1.

A mudança é principalmente relevante para quem tem placas de vídeo das séries RTX 2000 e 3000, ou modelos GTX recentes como 1650 e 1660, que ainda recebem vários aperfeiçoamentos a cada atualização de driver.

Sistema sem suporte e baixa relevância
O encerramento do suporte ao Windows 7 já era esperado. A própria Microsoft limitou a disponibilidade de atualizações do sistema em janeiro de 2020, diminuindo a relevância dessa versão.

O término do suporte ao Windows 8 e 8.1, porém, é uma surpresa, pois o sistema terá suporte oficial da Microsoft até 2023. É provável que a decisão da Nvidia, neste caso, tenha relação com a baixa popularidade do sistema.

Como usuários do Windows 7 e 8 receberam atualizações gratuitas para o Windows 10, o número de pessoas que permanecem no Windows 8 é bastante reduzido.

Segundo a Pesquisa de Hardware e Software do Steam, uma plataforma de games que é muito relevante para o mercado da Nvidia, o Windows 8 e o 8.1 somam somente 1,09% dos usuários – menos ainda que o Windows 7, que tem 2,04% do público na pesquisa.

Usuários do Windows 7 devem atualizar para uma versão mais recente do Windows o quanto antes, já que a melhorias de atualizações de segurança torna o uso dessa versão do sistema muito perigoso até para atividades diárias de navegação na web.

Com o término do suporte da Nvidia atingindo também o Windows 8, consumidores que possuem PCs com chips da marca que quiserem aproveitar as otimizações mais recentes devem migrar diretamente para o Windows 10.