Novos leitos de UTI-Covid começam a funcionar em Ipatinga


Dos 20 leitos instalados no espaço externo do Hospital Municipal Eliane Martins, que antes era utilizada como estacionamento, 10 já entraram em funcionamento nesta quinta-feira (8).
Com isso, a capacidade de leitos UTI-Covid será duplicada, saltando de 20 para 40. Outros oito leitos de Semi-UTI e de até mais 34 novos leitos de enfermaria Covid estão sendo disponibilizados no Hospital Municipal. Na Policlínica Municipal foram estruturados 17 leitos de enfermaria clínica.
De conciliação com o secretário municipal de Saúde, Cleber de Faria, foram feitas parcerias entre os setores público e privado para que as obras do Hospital de Campanha fossem concluídas.
“Contamos com a doação de diversas empresas parceiras para erguer essa estrutura em pouco mais de 15 dias”, disse.

O secretário explicou que a contratação dos leitos por dispensa de licitação foi viabilizada com recursos próprios do município, a partir do remanejamento de prioridades da pasta de Saúde.
“A contratação emergencial se tornou necessária e inadiável diante do agravamento do quadro de internações. Numa conjuntura de escassez de equipamentos e insumos no mercado, não conseguiríamos em tempo hábil a implantação dos leitos”, explicou.

Para criar o quadro de servidores para facilitar no enfrentamento à pandemia, a Prefeitura de Ipatinga realizou uma convocação pública e abriu processos seletivos, ampliando a contratação de cerca de 130 profissionais de diversas áreas da saúde.

As obras de implantação do Centro Especializado de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 (CEAC) foram concluídas. Ele funcionará no antigo Restaurante Popular, no bairro Novo Centro.
Segundo a prefeitura, a nova unidade começará a funcionar ainda nesta semana. No lugar serão recebidos os casos leves e encaminhados os casos graves para a rede de urgência e emergência.
Aliás, o município pretende também fazer a testagem, triagem e acompanhamento dos casos positivos, diminuindo o fluxo nos hospitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.