A residência de leilões Bonhams disse nesta segunda-feira (29) que está colocando à venda os primeiros tokens não fungíveis (NFTs) para balé do mundo, com a dançarina russa Natalia Osipova no papel principal.

Os NFTs apresentam três performances de Osipova, dançarina principal do Royal Ballet de Londres. Duas são do balé clássico “Giselle”, enquanto a terceira é de “Left Behind”, uma dança contemporânea que ela interpreta com seu parceiro Jason Kittelberger.

A coleção, chamada “Natalia Osipova: Triptychare”, será oferecida no leilão “Encore! Modern Art on Stage”, da Bonhams, com licitações abertas de segunda a 10 de dezembro.
“Eu realmente espero que possamos produzir uma plataforma de arte porque a dança sempre fica para trás”, disse Osipova ao Portal Xis. Ela está atualmente se apresentando em “Giselle” no The Royal Opera House.

“Com a dança, só dá para ver o show ao vivo e a gente quer estar… (à) frente (e ter) independência financeira, isso é muito importante para a arte”, acrescentou.

“Artistas performáticos até agora não tinham como vender a propriedade de suas apresentações”, disse Nima Sagharchi, dirigente de arte eletrônica da Bonhams, durante uma prévia das obras.
“Os NFTs oferecem a eles essa oportunidade.”

Os tokens não fungíveis estão sendo oferecidos juntamente com pinturas, gravuras, manuscritos e desenhos de fantasias, entre outros itens para teatro, balé, dança, música e circo.