Moradores relatam confusão em postos de vacinação contra a Covid em Sorocaba e acionam a PM

A vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 50 anos começou nesta quarta-feira (16) e teve confusão em pontos de aplicação do imunizante, em Sorocaba (SP). A Polícia Militar foi acionada depois de moradores relatarem que havia vacinação sem agendamento no Shopping Cidade.

A Prefeitura de Sorocaba informou, em nota, que a Corregedoria Geral do Município abriu uma investigação para apurar o que ocorreu. As denúncias feitas à prefeitura eram de que pontos drive-thru destinados à vacinação de profissionais da educação aplicaram doses em pessoas acima de 50 anos sem agendamento prévio.

O agendamento para vacinação de pessoas a partir de 50 anos abriu na terça-feira (15), às 18h. O site para o cadastro apresentou instabilidade e muitas pessoas relataram que não conseguiram agendar a dose. De concordância com o órgão, o problema ocorreu por razão da grande quantidade de acessos.

Segundo relatos de moradores à Rádio Xis, algumas pessoas conseguiram receber a vacina nesta quarta-feira (16) em postos onde não estava prevista a aplicação de acordo com o cronograma oficial da prefeitura.

A população fez filas na tentativa de receber o imunizante no Instituto Humberto de Campos, Shopping Cidade e na Igreja Universal, no centro do município. Nestes pontos, o atendimento era restrito para profissionais da educação.

A prefeitura informou também que a corregedoria começará a coletar as primeiras informações de quantas pessoas que não são do grupo de profissionais da educação receberam a vacinação, relatos de servidores presentes nos drives e análise do planejamento de vacinação realizado pela Secretaria da Saúde.

A investigação também averiguará se houve fura-fila e violação do Plano Nacional de Imunização (PNI), caso tenham sido vacinadas pessoas que não são dos grupos contemplados.
Porém, a vacinação para este público ocorreria nas UBSs Sabiá, Ulisses Guimarães, Habiteto, Éden, Maria do Carmo e Nova Sorocaba, unicamente para moradores que fizeram o agendamento na terça-feira (15).

Mudança na organização
A Prefeitura de Sorocaba (SP) anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (16), uma mudança no esquema de aplicação das doses nesta faixa etária a partir de sexta-feira (18).

De concordância com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), ao contrário do que havia sido divulgado anteriormente, o grupo será dividido por dias e não haverá cadastro.

Ou seja, na sexta-feira, serão vacinados os moradores de 59 anos no período da manhã e de 58 anos durante a tarde. Já no sábado (19), receberão as doses as pessoas de 57 e 56 anos.

Em seguida, segundo o prefeito, será feito um levantamento da quantidade de vacinas recebidas e aplicadas para que, logo, seja anunciado um novo cronograma para os moradores de 55 a 50 anos.
Pontos de vacinação

Nesta sexta-feira (18) e no sábado (19), a aplicação acontecerá em seis pontos diferentes: Instituto Humberto de Campos, Igreja Universal do Reino de Deus – Unidade Centro, Recreativo Campestre, Shopping Cidade Sorocaba, Faculdade Anhanguera e Universidade de Sorocaba (Uniso). No sábado, o único lugar que não estará disponível será a Igreja Universal.

Conforme o prefeito Manga, a expectativa é terminar de vacinar o público de 50 a 59 anos até a próxima terça-feira (22), mas a prefeitura depende da chegada de novas doses de imunizantes para que isso aconteça.