Moradores criam ‘mesa solidária’ para recepcionar mantimentos a famílias em situação de vulnerabilidade em Jundiaí

Os moradores do bairro Fazenda Grande, em Jundiaí (SP), criaram uma “mesa solidária” com mantimentos arrecadados para serem entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social. As pessoas que necessitam podem retirar as doações no lugar através do sistema drive-thru.
A teoria partiu de Andreina de Oliveira Silva, mais conhecida com Andy, uma das moradoras do bairro. Em entrevista ao Portal Web Rádio Xis, ela contou sobre a existência de um grupo do bairro no Facebook, através do qual os moradores conversam sobre assuntos relacionados ao lugar. Foi neste grupo que todos abraçaram a iniciativa da “mesa solidária”.
“Nosso bairro é novo e grande, e no grupo tem mais de sete mil pessoas. A comunidade foi pegando crédito”, comenta.
Segundo a moradora, um sempre ajuda o outro e, nesse momento difícil de pandemia, todos estão se solidarizando.

Andy postou uma foto da iniciativa no grupo e muitas pessoas comentaram perguntando uma vez que poderiam contribuir. Os moradores portanto levaram os mantimentos na morada dela e foi montada a “mesa solidária”.
Famílias com vulnerabilidade social que estão passando por dificuldades neste momento estão sendo assistidas pela ação social. As pessoas que passam pelo lugar conseguem pegar o que estão precisando no momento e montam as suas próprias cestas básicas.

O projeto teve início no último sábado (3) e, segundo Andy, muitos levaram doações já no primeiro dia. “Estou achando que vai ser vitalícia”, comenta a moradora.
A teoria se espalhou tão rápido que outras moradoras do bairro também pretendem gerar suas próprias “mesas solidárias”.
“Me emociona muito. Mesmo que a pessoa não tenha o que doar, ela quer ajudar e tem atingido quem realmente precisa. A consciência das pessoas é o mais legal”, completa Andy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.