Mogi das Cruzes oferece testes de Covid-19 para pessoas em situação de rua

Mogi das Cruzes oferece um serviço de testes de Covid-19 para pessoas em situação de rua. O serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde, desde outubro de 2020. De lá até cá, mais de 600 testes já foram feitos.
Todos os dias, médicos e enfermeiros orientam as pessoas em situação de rua sobre a relevância de seguir os protocolos sanitários para moderar as taxas de contaminação do novo coronavírus.
Além desse trabalho, testes também são feitos de forma espontânea. O serviço é chamado de “consultório itinerante” e, diariamente, são feitos cinco atendimentos em média.
“Essa equipe de saúde está instalada aqui no Centro Pop, e a proposta é de enfrentamento à pandemia. Eles realizam os testes em todas as pessoas em situação de rua que acessam o Centro Pop ou que por ventura vão ser encaminhadas para o serviço de acolhimento. Também estamos com o trabalho de levar kits para pessoas em situação de rua que têm mais dificuldade de acesso a esses itens de higiene e zelo. Nós estamos fornecendo 90 ml de álcool em gel e três máscaras”, falou o coordenador do Centro Pop, Osni Damásio.

Desde outubro, quando o serviço teve início, foram feitos 688 testes de Covid-19. Desses, 48 deram positivo para a doença, mas nenhum óbito foi registrado entre as pessoas em situação de rua em Mogi. Os testes feitos são os chamados testes rápidos, em que o resultado sai em até 15 minutos.
O coordenador do Centro Pop explica que, para quem testa positivo, é oferecido quarto para o isolamento em uma das quatro unidades de acolhimento que existem em Mogi.
Outro serviço que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social desde o início da pandemia é o de acolhimento complementar. Para o coordenador, os dois trabalhos se completam e são de extrema relevância, principalmente para esse grupo da população.
“Esse trabalho tem sido de uma relevância enorme. A população em situação de rua tem menos acesso às informações do que o resto da população, e esse trabalho tem garantido um sucesso na proteção deles, que saem com o resultado cá do Centro Pop, e também garante uma tranquilidade para os profissionais e para todos os acolhidos nos nossos serviços”.
O Centro Pop fica na avenida José Benedito Braga, 496, no Mogilar. Os telefones para informações são o 4796-3862 e o 4790-1244.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.