Jornalista da BBC que enganou princesa Diana para conseguir entrevista pede desculpa

O jornalista da BBC Martin Bashir, que enganou a princesa Diana para conseguir uma entrevista em 1995, pediu desculpa aos príncipes William e Harry, neste domingo (23). Porém, ele considera “irracional” vincular suas ações à morte de Diana.

Na quinta-feira (20), a desenlace de um inquérito denunciou os métodos “enganosos” usados pelo jornalista para obter a entrevista, o que levou a BBC a se desculpar.

O irmão de Diana, Charles Spencer, alegou que Martin Bashir lhe mostrou extratos bancários, que se revelaram falsos, mostrando que os serviços de segurança pagaram duas pessoas do tribunal para espionar sua irmã. Foi isso que o levou a apresentar o jornalista a Lady Di.

Bashir disse que “lamenta profundamente” pelos filhos da princesa, Henry e William, em entrevista ao portal britânico Sunday Times.
“Eu nunca quis prejudicar Diana de forma alguma, e não acho que a tenhamos”, disse ao portal.

Reação dos filhos
O príncipe William e seu irmão, o príncipe Harry, publicaram na sexta-feira (21) comunicados com críticas à BBC e à mídia britânica por práticas antiéticas.
De concordância com William, a entrevista deteriorou ainda mais o relacionamento entre seus pais e “alimentou o pânico, a paranoia e o isolamento dos últimos anos” da vida de Diana.
Harry estabeleceu uma conexão entre a morte de sua mãe e “o efeito dominó dessa cultura de exploração e práticas antiéticas”.

“Não acho que posso ser responsabilizado por muitas coisas que aconteceram em sua vida e pelas questões complexas que cercam essas decisões. Acho que sugerir que sou individualmente responsável não é razoável, e é injusto”, disse Bashir.
A entrevista de 1995 foi vista por quase 23 milhões de telespectadores no Reino Unido. Segundo o jornalista, foi realizado sob as condições estabelecidas por Diana e os dois permaneceram amigos depois.
Jornalista Martin Bashir, em foto tirada em 2005

Ele disse que a princesa Diana visitou sua esposa e o filho recém-nascido no hospital e que ela deu uma festa de aniversário para um de seus filhos no Palácio de Kensington.
Martin Bashir disse lamentar os relatos falsos, mas afirmou que eles “não tinham nada a ver” com as divulgações feitas durante a entrevista.

Investigação
No relatório publicado na quinta-feira, o ex-juiz da Suprema Corte John Dyson atacou não exclusivamente Bashir, mas também a BBC por sua condução do caso, porque durante uma investigação interna que realizou em 1996, ele não pediu a Charles Spencer, o irmaõ de Diana, por sua versão dos eventos.
Tony Hall, que liderou a investigação da entrevista e mais tarde tornou-se diretor da BBC, anunciou sua renúncia no sábado como presidente da British National Gallery.
“A reputação da BBC – uma de nossas grandes instituições – foi comprometida”, disse a ministra do Interior, Priti Patel, à SkyNews. “É hora de a BBC refletir sobre as conclusões deste relatório e restaurar essa confiança”, acrescentou.
De concordância com a SkyNews, Charles Spencer pediu ao dirigente da polícia de Londres que investigasse novamente as condições da entrevista.

A entrevista
Durante a entrevista ao jornalista da BBC, Diana afirmou que havia “três pessoas” em seu casamento – referindo-se à relação do príncipe Charles com Camila Parker Bowles – e reconheceu ter cometido adultério.
Bashir era pouco conhecido na época, mas depois teve uma carreira de sucesso e entrevistou Michael Jackson.

A estrela pop, naquela ocasião, reclamou com a emissora britânica que Martin Bashir deu uma imagem distorcida de seu comportamento e conduta como pai.
O jornalista mais tarde trabalhou para a BBC como correspondente em assuntos religiosos até que renunciou na semana passada por motivos de saúde.