Hadouken ou Kamehameha? Isaquias faz gesto no pódio e internet cria debate

A comemoração do ouro conquistado por Isaquias Queiroz na canoagem gerou debate na internet. No pódio, quando já estava com a medalha, o desportista fez um gesto com as mãos e as pessoas se perguntaram: foi um Hadouken ou um Kamehameha?

O movimento, um golpe feito com as mãos juntas movimentadas para a frente, tem origem no mundo geek e dos games. Ele recebe os dois nomes, mas os termos não são a mesma coisa.

A diferença está na origem: enquanto que no jogo de video-game Street Fighter o golpe, que é dado pelo personagem Ryu, leva o nome de Harouken, no desenho nipónico Dragon Ball, o nome do ataque, dado pelo protagonista Goku, é Kamehameha.

Em coletiva de imprensa depois da disputa, Isaquias tirou a incerteza. “Tinha falado que se eu ganhasse o ouro ia fazer o Kamehameha. Estamos no Japão, terra do anime, Goku… Via Dragon Ball”, reconheceu.

Antes dele, o brasileiro Pedro Barros, prata no skate, também fez o gesto durante o pódio. Ele também não explicou se foi um Hadouken ou um Kamehameha.