Governador do ES formaliza ao Butantan o interesse em comprar 4 milhões de doses da ButanVac

O governador do Espírito Santo, Renato Casgrande (PSB), anunciou na tarde desta terça-feira (27) que formalizou ao Instituto Butantan o interesse em comprar 4 milhões de doses da ButanVac, candidata a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto.

Entenda ponto a ponto a vacina contra a Covid-19 produzida pelo Butantan
“A intenção é nos anteciparmos para confirmar que a vacina, que já começa a ser produzida esta semana, seja reservada ao Espírito Santo para a ininterrupção da imunização dos capixabas”, disse o governador em uma rede social.

Na última sexta (23), Casagrande visitou o parque fabril do Instituto Butantan, em São Paulo.

ButanVac
O Butantan enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta toda a documentação necessária para que os estudos clínicos da ButanVac em humanos possam ser autorizados pela agência.
A Anvisa aguardava informações como o número de voluntários participantes, locais de realização dos testes e os resultados esperados com a ButanVac.
Instituto Butantan entregou para Anvisa documentação que faltava da ButanVac
O pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes da vacina, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com 1.800 voluntários. Na fase 3, até 9 mil pessoas irão participar e a etapa vai estipular a eficiência. O objetivo é fechar os testes e ter 40 milhões de doses da vacina prontas antes do final de 2021.

O imunizante é produzido com matéria-prima nacional, sem premência de importação de insumos. Segundo o instituto, a ButanVac faz parte de uma segunda geração de vacinas contra a Covid e leva em conta as variantes, como da P1, que é brasileira. A tecnologia usada é a mesma da vacina contra a gripe.