Legislação educacional prevê mudanças como currículo mais maleável. Em Sorocaba, o Escola Salesiano planejou a implementação gradual até a chegada do novo ENEM. O chamado “Novo Ensino Médio” será veras nas escolas brasileiras a partir de 2022. A legislação educacional prevê mudanças nesta lanço escolar, como currículo mais maleável e conectado com as expectativas dos jovens, com o mundo do trabalho, com a preparação para o Ensino Superior e também com o contexto regional e lugar em que o estudante vive.

O currículo do Novo Ensino Médio é constituído por duas partes muito definidas:
Formação Universal Básica, que concentra as disciplinas e os objetos de conhecimento comuns definidos pela Base Nacional Generalidade Curricular;

Itinerários Formativos, que são as trilhas de aprendizagens organizadas tendo como eixos estruturantes a Investigação Científica, a Mediação e Mediação Sociocultural, o Empreendedorismo e/ou Processos Criativos.

Em Sorocaba, no interno de São Paulo, o Escola Salesiano fará a implantação do Novo Ensino Médio de forma gradual e ela estará completa no fechamento do ano letivo 2024, quando haverá também a implantação do novo ENEM, que acompanhará as mudanças.

Formação Universal Básica do Novo Ensino Médio
A formação universal básica do Novo Ensino Médio traz os saberes comuns a todos os alunos do Brasil, ou seja, a Base Nacional Generalidade Curricular do Ensino Médio apresenta os objetos do conhecimento comuns a todas as escolas nacionais.

Dentro da Formação Universal Básica da 1ª série do Novo Ensino Médio temos os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Ensino Física, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Filosofia.

No Salesiano Sorocaba, os estudos e práticas da formação universal básica são tratados de forma contextualizada e interdisciplinar, por meio de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Para seguir tal demanda, a Rede Salesiana Brasil de Escolas, em parceria com a Editora Edebê, está lançando a Coleção Didática e Eletrônica Passaporte.

O material permanece embasado nos princípios do Humanismo Cristão e do Sistema Preventivo Salesiano e traz abordagens atuais adequadas ao currículo do Novo Ensino Médio.

O que os alunos podem esperar dos Itinerários Formativos?
A flexibilidade dos currículos do Novo Ensino Médio está concentrada nos Itinerários Formativos. Significa que, durante o trajectória do Ensino Médio, o estudante continuará aprimorando habilidades e competências nas diferentes áreas de estudo e também trabalhará o autoconhecimento na construção do seu Projeto de Vida, conhecerá as diferentes áreas de atuação e escolherá cursar os Itinerários direcionados as suas potencialidades e interesses, presentes e futuros.

A escolha de Itinerários aumentará gradualmente durante as três séries do Ensino Médio.

Na 1ª série do Novo Ensino Médio Salesiano, os Itinerários Formativos trarão percursos comuns, tais como: Projeto de Vida, Ensino Religioso, Núcleo de Produção Textual, Núcleo de Práticas Laboratoriais e Núcleo de Conhecimento das Áreas e também percursos a serem escolhidos pelos alunos, tais como: Ensino Financeira, As artes na cultura brasileira, Salê Science Club e outros.

Rede Salesiana Brasil de Escolas
O Escola Salesiano São José de Sorocaba é uma das 90 escolas do Brasil pertencentes a Rede Salesiana Brasil de Escolas.
A RSB-Escolas tem escoltado suas instituições de ensino no processo de conhecimento dos documentos oficiais e estruturação das mudanças referentes a implantação do Novo Ensino Médio.
Aliás, o programa de formação continuada e contínua dos professores e gestores, por meio do Centro Salesiano de Formação, contribui para segurança, eficiência e eficiência e garantia da origem da ensino salesiana que há 60 anos forma pessoas comprometidas com seu próprio muito e com o muito geral na cidade de Sorocaba.