Em Sorocaba, mutirão de castração recebe inscritos até quarta feira (30)

As inscrições para participar do mutirão de castração vão até esta quarta feira (30) na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias, das 8h às 12h e das 13h às 16h. As pessoas interessadas em castrar seus cães e gatos devem ser moradores dos 11 bairros da região do bairro de Brigadeiro Tobias.

O objetivo do Mutirão de Castração é reduzir a população de animais abandonados, prevenir doenças e promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. O projeto é promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema).

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

De acordo com a Sema, podem participar moradores de Brigadeiro Tobias, Caputera, Genebra, Inhayba, Jardim Eldorado, Jardim Novo Eldorado, Jardim do Sol, Vila Astúrias, Vila São João, Vila Tupã I e Vila Tupã II. Os interessados devem levar no momento da inscrição o RG, CPF e um comprovante de residência atualizado, em seu nome. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

As cirurgias de castração ocorrerão na próxima sexta-feira (1°) de novembro na unidade móvel que estará estacionada na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, é necessário levar a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte. Além disso, é recomendado que cada animal esteja acompanhado por uma pessoa de seu convívio diário. Por último, o responsável deve levar uma proteção após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.