Cidades da região de Sorocaba retomam atividades presenciais em escolas da rede estadual nesta quarta-feira

As aulas presenciais voltam nesta quarta-feira (14) nas escolas estaduais da região de Sorocaba (SP). O Governo do Estado anunciou a retomada das atividades na última sexta-feira (9), durante uma entrevista coletiva.
Todas as atividades estavam suspensas na rede estadual desde o dia 12 de março, quando o governo deu início à temporada emergencial.
A retomada será de forma gradual e facultativa, com limite máximo de 35% dos alunos por dia em cada unidade e respeito a todas as regras de segurança sanitária previstas no Plano São Paulo. Na rede básica, as aulas presenciais foram retomadas na segunda-feira (12).

Embora tenha mantido a instrução como serviço necessário e permitido o funcionamento com 35% da capacidade das escolas, a gestão estadual indicou a prioridade para o ensino remoto. Na rede estadual, o governo antecipou os recessos de abril e outubro para o período de 15 a 28 de março.

Segue válida a recomendação para que as escolas da rede estadual priorizem os alunos mais vulneráveis para as atividades presenciais.
A gestão estadual definiu como critérios para formar o grupo de mais vulneráveis os alunos que têm urgência de se alimentar na escola; os que possuem dificuldades de acesso a tecnologia e aqueles com a saúde mental em risco ou severa defasagem de aprendizagem.
A frequência de presença não é obrigatória e as aulas serão transmitidas diariamente pelo Centro de Mídias da Secretaria de Educação do Estado. As redes municipais e privado têm autonomia para fazer o próprio planejamento, respeitando os limites legais e os protocolos do Plano SP.

Confira como será o retorno nas cidades da região:

Sorocaba
A rede municipal de Sorocaba informou que manterá o recesso até o dia 20 de abril, tanto nas escolas municipais quanto estaduais. O recesso escolar, antes realizado em julho, será em abril, e as aulas devem retornar no dia 21.
O anúncio foi feito através de um decreto publicado no dia 30 de março.

Itu
De concordância com o decreto municipal, as aulas presenciais da rede municipal de Itu (SP) permanecem suspensas até o dia 30 de abril. Na segunda, as aulas foram retomadas de forma remota, com comitiva online e com atividades escolares não presenciais, realizadas e planejadas pelo professor.
Para os alunos que não têm acesso a internet, será disponibilizado material impresso nas escolas para a realização de atividades offline.

Salto
A cidade de Salto (SP) adiou as aulas presenciais da rede municipal para o segundo semestre de 2021. Caso a situação da pandemia no município melhore, a cidade pode reconsiderar a data e voltar antes.

Votorantim
As aulas na rede pública (municipal e estadual) de Votorantim (SP) estão suspensas até o dia 18 de abril, de concordância com a prefeitura.

Piedade
No decreto municipal, divulgado em 12 de abril, a Prefeitura de Piedade (SP) suspendeu as aulas presenciais da rede estadual de ensino, ficando autorizado somente o ensino remoto. O decreto vale até 19 de abril.

Jundiaí
Jundiaí (SP) tem 36 escolas estaduais, que retomam as aulas presenciais nesta quarta. Já na rede municipal, as aulas continuam à intervalo. Os alunos só devem voltar presencialmente quando a situação da pandemia melhorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.