Chuva não altera nível da represa de Itupararanga em Votorantim

A chuva que atingiu toda a região de Sorocaba na terça-feira (6) praticamente não alterou o nível da represa de Itupararanga. Nesta quarta-feira (5), o volume útil do
reservatório é de 50,65%. O número é apenas 0,08% maior em relação à medição feita no dia anterior.

Os dados foram fornecidos pela Votorantim Energia, gestora da Usina Hidrelétrica de Itupararanga. Segundo a empresa, o volume de 50,65% é considerado normal.
“As operações estão direcionadas para garantir o abastecimento de água da região de Sorocaba e Votorantim e a vazão natural do Rio Sorocaba”, informa.

Segundo a Defesa Civil de Sorocaba, na terça-feira (5) foram registrados 42 mm no pluviômetro da região do Brigadeiro Tobias. Foi nessa região leste da cidade onde mais choveu.
Na região do Parque São Bento choveu 34 mm. Em outros pontos da cidade, a média foi de 25 mm.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba também divulgou o volume de chuva em duas estações de tratamento. No Cerrado foi registrado 28 mm de precipitação e, no Éden, 22,6 mm.

A falta d’água atinge Sorocaba e nesta quarta-feira (6), será iniciado o rodízio que afetará todas as regiões do município e deixará a população sem água por 13 horas diárias.

O professor da área de recursos hídricos da UFSCar e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê, André Cordeiro, alerta que, de 2015 até agora, nenhuma medida efetiva foi tomada para evitar novas interrupções no fornecimento de água.
Portanto, a falta de planejamento pode ser uma das causas do rodízio de água em Sorocaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.