Alphabet, dona do Google, cria empresa de softwares para robôs

A Alphabet, dona do Google, anunciou nesta sexta-feira (23) a criação de uma empresa voltada para o desenvolvimento de softwares para robótica e inteligência artificial.

Batizada de Intrinsic, a companhia vai fazer parte das apostas em negócios futuristas.

“Estamos criando ferramentas de software projetadas para tornar os robôs industriais (que são usados para fazer de tudo, desde painéis solares até carros) mais fáceis de usar, menos caros e mais flexíveis, para que mais pessoas possam usá-los para fazer novos produtos, negócios e serviços”, afirmou Wendy Tan White, presidente-executiva da Intrinsic, em nota.

A companhia vem incubando sua tecnologia na unidade de pesquisa da Alphabet, conhecida como Google X, ao longo dos últimos cinco anos.

“Estamos agora prontos para nos tornar uma companhia independente, deixando o ambiente de protótipos para focar em desenvolvimento de nossos produtos e validar nossa tecnologia”, completou Wendy.
Ainda não há detalhes sobre produtos específicos em desenvolvimento ou quais devem ser os clientes da nova empresa.

Entre outras iniciativas que estão sob o guarda-chuva da Alphabet estão a Verily, que faz pesquisas na área da saúde, e a Waymo, que desenvolve carros autônomos.